Práticas sustentáveis: ações para evitar o desperdício de água no dia a dia 

Diário

Práticas sustentáveis: ações para evitar o desperdício de água no dia a dia 
Vivemos em uma sociedade com hábitos de consumo muito acentuados e que alcançam uma expressividade cada vez mais considerável. Nesse sentido, qualquer medida tomada para inverter essa tendência é relevante. Pensando na água, ela é usada no nosso dia a dia para o consumo e o preparo de alimentos. O recurso também é utilizado para o banho, a limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela deve ser tratada para garantir sua potabilidade. Os recursos hídricos são fundamentais para a humanidade, e a preocupação com seu uso correto deve ser constante. 

Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 2% dela é água potável. Portanto, a forma como usamos a água em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode faltar em um futuro próximo. Além dos investimentos governamentais, é fundamental que a população faça sua parte em busca da sustentabilidade. A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor. Ou seja, além do custo no bolso, é importante saber que a água é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Por isso, a economia deve fazer parte da rotina de toda família. Nem sempre basta apenas tomar banhos mais rápidos. Existem diversas formas eficientes de economizar (veja abaixo). 

 Instalar um recipiente para captação da água do telhado que pode ser usada para regar as plantas está entre as medidas. Crédito: Divulgação. 

MEDIDAS IMPORTANTES 

Se economizar água é tão importante, é preciso entender as tarefas do dia a dia que mais consomem o recurso. Primeiro, é preciso saber que, em comparação com outros setores, o uso doméstico e residencial é, proporcionalmente, o que menos consome água.  Ainda assim, medidas de reúso e de redução do consumo individual são formas de garantir a disponibilidade do recurso para as próximas gerações. 

Como forma de conscientização da população, o Grupo Diário, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o patrocínio da Corsan / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realiza a campanha Práticas Sus­tentáveis, a qual incentiva ações que possam impactar na conscientização da popu­lação quanto à importância de preservar o meio ambien­te. Nesse sentido, seguem al­gumas pequenas ações que podem ser inseridas no dia a dia sem grandes alterações do cotidiano. 

DICAS IMPORTANTES 

Para não desperdiçar água – Mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes, lavando o rosto ou as mãos – Reduza o tempo do seu banho para apenas o necessário para realizar a higienização e feche o chuveiro enquanto estiver ensaboando o corpo ou lavando o cabelo – Verifique constantemente se não vazamentos na tubulação de água da sua casa – Ao lavar o carro, troque a mangueira por balde e pano – Utilizar a máquina de lavar com sua capacidade máxima, o que ajuda a economizar tanto água quanto energia 

Para reaproveitar a água – A água descartada pela máquina de lavar roupas pode ser usada para lavar a calçada, por exemplo – A água da chuva não é própria para beber, mas pode ser utilizada para regar as plantas, por exemplo – Existem várias formas de coletar a água da chuva: com recipientes como bacias ou baldes, através de um sistema próprio de captação, oureservatório doméstico – Para economizar água e luz, o ideal é acumular várias peças de roupas e realizar uma única lavagem – A água usada para cozinhar legumes e vegetais, por exemplo, pode ser reaproveitada em outras situações, como na hora de fazer o arroz ou para regar as plantas da sua casa. 

Para evitar a poluição da água – Separe o lixo corretamente e o descarte em local adequado – Nunca jogue qualquer material não degradável, como o plástico, em rios, lagos, mares e no meio ambiente em geral – Não despeje óleos, principalmente de cozinha, em pias ou ralos – Priorize o uso de produtos biodegradáveis na hora de limpar a casa e demais ambientes – Evite usar venenos nas plantas. Dê preferência para fungicidas orgânicos 

Aprenda a diferenciar os tipos de resíduos – Orgânico: Não é reciclável. São materiais de origem biológica, como restos de alimentos, cascas de frutas, borra de café, etc. – Recicláveis: Itens como papéis, plásticos, metais e vidros. São recicláveis porque poderão ser transformados em algo novo, voltando novamente ao consumidor. Para que isso ocorra, este tipo de material deve estar limpo antes de serem descartados, ou seja, não podem conter resíduos orgânicos. – Rejeitos: São todos os resíduos que não se encaixam como orgânicos nem recicláveis. São exemplos desses como pilhas, baterias, lâmpadas e isopor. Estes devem ser encaminhados para o descarte adequado ou, se possível, devolvidos para o seu fabricante. – Na sua casa ou trabalho, separe o lixo orgânico do lixo reciclável. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Práticas sustentáveis: como separar resíduos corretamente na sua casa  Anterior

Práticas sustentáveis: como separar resíduos corretamente na sua casa 

400 kg de carnes impróprias para o consumo são apreendidos em Santa Maria Próximo

400 kg de carnes impróprias para o consumo são apreendidos em Santa Maria

Geral